quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Preconceito não é só racismo!

Existem vários tipos de preconceito, por cor, por religião, por classe social, e até pelo modo de pensar. Esses preconceitos estão presentes em vários lugares e em vários momentos.
Todos nós, de uma maneira ou outra, acabamos cometendo o preconceito, pois julgamos as pessoas de maneira errada antes de conhecê-las, mesmo que seja sem querer.
O preconceito racial é o mais vivenciado, ele acontece tanto do branco para o negro quanto do negro para o branco. Um exemplo desse preconceito é o sistema de cotas das universidades, que da mais chances aos afro descendentes de serem aceitos. Mas esse é um preconceito ao branco.
O preconceito por religião também é bem frequente, ocorre em escolas e até mesmo nas ruas. Quando se vê as mulheres de saias, cabelos compridos, vestidas como a igreja pede, muitas vezes se dá risada delas e isso é preconceito.
A classe social das pessoas também é muito julgada. Não é só porque a pessoa mora em uma favela que ela é uma criminosa, e também não é porque estuda em uma escola mais cara que é rica.
Existe também o preconceito por opção sexual, que também é bastante cometido, por isso muitas pessoas não assumem sua sexualidade, pois tem medo que sofram desse preconceito e sejam julgadas de forma errada.
O preconceito contra si mesmo também existe, Michael Jackson é um exemplo, ele não gostava de sua cor e então começou a fazer um tratamento para que ela mudasse.
Hoje em dia o preconceito já diminuiu, um exemplo disso é a eleição de Obama, presidente americano que é negro. Em um país com varias culturas como o Brasil, o preconceito estar diminuindo é um ótimo sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário